Chenrezig: retiro de meditação em Março/2014

Jardim do Dharma retiro

Dias 15 e 16 de
MARÇO de 2014 

 TEMA: Retiro Intensivo de Chenrezig
- o Buda da Compaixão
-
Chenrezig é uma deidade com um corpo branco e quatro, e as vezes mil, braços. Ele é uma deidade por quem os tibetanos tem uma devoção especial e cuja meditação é praticada também por muitos ocidentais.
Primeiramente, nós necessitamos compreender que Chenrezig é uma aparência, uma manifestação divina, tal como uma essência, uma realidade interna. A aparência de Chenrezig é o símbolo de sua essência manifestada. Com esta aparência nós podemos nos aproximar da essência amorosa e compassiva de Chenrezig.
Chenrezig está dentro de nós porque o amor e a compaixão não são qualidades adicionadas à mente. Estas qualidades são parte do estado desperto da mente, mesmo que no momento este estado exista somente como um potencial em nós.
Cada pessoa cujo coração é movido pelo amor e pela compaixão, que age profunda e sinceramente pelo benefício de todos, sem interesse para a fama, o lucro, a posição social ou reconhecimento, expressam a atividade de Chenrezig. (Mas até mesmo as pessoas que desejam ser assim, compassivas e amorosas, podem pedir auxilio a Chenrezig, mesmo que ainda sejam raivosas, inseguras, irritadiças e/ou melancólicas.)
O amor e a compaixão são os sinais verdadeiros que revelam a presença de Chenrezig. A mente amorosa de Chenreig pode atuar na forma de uma pessoa, um animal, uma planta, uma ideia, uma situação, uma intuição, uma inspiração. Sempre atuando na direção do amor e da compaixão.
A forma mais comum pela qual Chenrezig se manifesta é de um branco radiante, representando a pureza de intenções, a força da bondade amorosa, a compaixão e a mente iluminada. Pode ser visto sentado, tranquilo, com as pernas cruzadas, sobre uma flor de lótus. Geralmente há um disco de lua branco atrás de si, mas pode as vezes ser um arco-íris. Os quatro braços e mãos significam os quatro incomensuráveis: bondade amorosa, compaixão, alegria e serenidade. Duas de suas mãos permanecem juntas num gesto de oração na altura do chakra do coração, representando a harmonia com o aspecto amoroso, a compaixão por todos os seres. Em sua outra mão esquerda segura uma flor de lótus, representando o ensinamento dos budas. Na outra mão direita segura um japamala (rosário), representando a prática desse ensinamento, através da repetição do mantra OM MANI PEME HUM. Pode aparecer parcialmente coberto por um pele de antílope, representando a proteção que ele nos concede. Suas jóias representam a riqueza da alegria dos budas, que está sempre a nosso dispor. Sorri com compreensão, enquanto seus olhos tem sobre nós um olhar compassivo e amoroso, como uma mãe teria por seus filhos.
Este tipo de meditação (visualização e recitação do mantra) de Chenrezig vem sendo realizado por centenas de anos em vários lugares do mundo. Hoje, porém, devido a experiência vários mestres espirituais que orientam sobre os ensinamentos do nobre Buda, há uma maior compreensão que a recitação do mantra e visualização de Chenrezig, ou mesmo a recitação de sutras budistas, pode ser complementada com uma firme determinação de meditar sobre a bondade e a compaixão na vida diária, assim como cultivar as Seis Paramitas.
As 6 Paramitas:
1 - Generosidade // 2 - Disciplina // 3 - Paciência // 4 - Empenho // 5 - Meditação // 6 - Sabedoria

Estão todos convidados a participar!!!
Taxa única de participação: R$ 180,00 (cento e oitenta reais)
Não dividimos a taxa por dia.
PREENCHA SUA FICHA DE INSCRIÇÃO EM NOSSO SITE
OU PEÇA POR EMAIL O INFORMATIVO COM A FICHA: secretariaJ@jardimdharma.org.br
Dados para sua confirmação e pagamento do retiro:
Banco Bradesco - Agencia 562 (dígito 2, se precisar) Conta corrente 44582-7. Favorecido: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan. CNPJ 57.280.034/0001-02
Envia sua confirmação de pagamento via fax: 0xx11 3884.8943
ou email angelasoci@sbtcc.org.br

Sobre sua estadia no Jardim do Dharma:
O Jardim do Dharma conta com aposentos tipo Casa Grande de sitio, preparado para receber praticantes e retirantes em dormitórios compartilhados (até 4 pessoas) e banheiros externos.
É necessário que você traga suas roupas de cama, toalhas de banho e rosto e agasalhos quentes pois estamos localizados numa reserva florestal e o clima é úmido.
A alimentação é caseira e saudável, preferencialmente vegetariana.
Dentro do Jardim do Dharma é expressamente proibido fumar.
Assista e conheça um pouco do local: http://youtu.be/_HmNEDOPPsA
Importante saber:
As taxas diárias tem a intenção de tornar possível a manutenção do local juntamente com o pagamento dos funcionários, compra de alimentos e toda a logística que envolve nossos encontros. Os ensinamentos não são cobrados e por isso incentivamos aos participantes dos retiros que se motivem a realizar oferendas para o Lama responsável pelos ensinamentos de acordo como entendam o valor dos mesmos. Estas ofertas devem ser realizadas em envelopes separados e entregues ao responsável dos recebimentos durante o retiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário