Chenrezig é uma deidade com um corpo branco e quatro, e as vezes mil, braços. Ele é uma deidade por quem os tibetanos tem uma devoção especial e cuja meditação é praticada também por muitos ocidentais.
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Primeiramente, nós necessitamos compreender que Chenrezig é uma aparência, uma manifestação divina, tal como uma essência, uma realidade interna. A aparência de Chenrezig é o símbolo de sua essência manifestada. Com esta aparência nós podemos nos aproximar da essência amorosa e compassiva de Chenrezig.
Chenrezig está dentro de nós porque o amor e a compaixão não são qualidades adicionadas à mente. Estas qualidades são parte do estado desperto da mente, mesmo que no momento este estado exista somente como um potencial em nós. Cada pessoa cujo coração é movido pelo amor e pela compaixão, que age profunda e sinceramente pelo benefício de todos, sem interesse para a fama, o lucro, a posição social ou reconhecimento, expressam a atividade de Chenrezig. (Mas até mesmo as pessoas que desejam ser assim, compassivas e amorosas, podem pedir auxilio a Chenrezig, mesmo que ainda sejam raivosas, inseguras, irritadiças e/ou melancólicas.) O amor e a compaixão são os sinais verdadeiros que revelam a presença de Chenrezig. A mente amorosa de Chenreig pode atuar na forma de uma pessoa, um animal, uma planta, uma ideia, uma situação, uma intuição, uma inspiração. Sempre atuando na direção do amor e da compaixão. A forma mais comum pela qual Chenrezig se manifesta é de um branco radiante, representando a pureza de intenções, a força da bondade amorosa, a compaixão e a mente iluminada. Pode ser visto sentado, tranquilo, com as pernas cruzadas, sobre uma flor de lótus. Geralmente há um disco de lua branco atrás de si, mas pode as vezes ser um arco-íris. Os quatro braços e mãos significam os quatro incomensuráveis: bondade amorosa, compaixão, alegria e serenidade. Duas de suas mãos permanecem juntas num gesto de oração na altura do chakra do coração, representando a harmonia com o aspecto amoroso, a compaixão por todos os seres. Em sua outra mão esquerda segura uma flor de lótus, representando o ensinamento dos budas. Na outra mão direita segura um japamala (rosário), representando a prática desse ensinamento, através da repetição do mantra OM MANI PEME HUM. Pode aparecer parcialmente coberto por um pele de antílope, representando a proteção que ele nos concede. Suas jóias representam a riqueza da alegria dos budas, que está sempre a nosso dispor. Sorri com compreensão, enquanto seus olhos tem sobre nós um olhar compassivo e amoroso, como uma mãe teria por seus filhos. Este tipo de meditação (visualização e recitação do mantra) de Chenrezig vem sendo realizado por centenas de anos em vários lugares do mundo. Hoje, porém, devido a experiência vários mestres espirituais que orientam sobre os ensinamentos do nobre Buda, há uma maior compreensão que a recitação do mantra e visualização de Chenrezig, ou mesmo a recitação de sutras budistas, pode ser complementada com uma firme determinação de meditar sobre a bondade e a compaixão na vida diária, assim como cultivar as Seis Paramitas.
As 6 Paramitas:
1 - Generosidade // 2 - Disciplina // 3 - Paciência // 4 - Empenho // 5 - Meditação // 6 - Sabedoria |
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Jardim do Dharma (Kagyu Dak Shang Choling) é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Naljorpa Zopa Norbu, representando as linhagens Karma e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias. Nosso tutor espiritual é o Mui Venerável Bokar Tulku Rinpoche. O Jardim do Dharma é aberto a todas as pessoas interessadas em aprender com seriedade os ensinamentos mais puros oferecidos pelo Buda Sakyamuni. (São Paulo/Brasil)
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Retiro Intensivo de Meditação - Março/14
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