MANJUSHRI: INICIAÇÃO DO BUDA DA SABEDORIA

DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2014
NO JARDIM DO DHARMA (COTIA/SP)


Iniciação que faz parte do Retiro com o Venerável Lama Ngawang Tsultrim, no Jardim do Dharma. (Interessados podem se inscrever apenas para o dia da Iniciação ou participar de todo o retiro.)
Veja toda a programação em http://jardimdharma.org.br/RetiroNgawang2014.php

Inscrições e mais informações no email secretaria@jardimdharma.org.br


Mañjuśrī (chinês: Wenshu ou Wenshushili; japonês: Monju; tibetano: Jampelyang), também grafado Manjushri e Manjughosha, é o bodisattva da consciência perspicaz no budismo. Discípulo do Buda histórico Shakyamuni, ele representa sabedoria, inteligência e realização, e é um dos mais populares bodisatvas depois de Avalokiteshvara (chinês: Guan Yin; japonês: Kannon).

Juntamente com Shakyamuni e seu colega discípulo Samantabhadra ele forma a Trindade Shakyamuni (japonês: Sanzon Shaka). Manjusri é um dos Oito Bodhisattvas da Sabedoria e um dos Treze Budas japoneses. No Budismo tibetano, ele é representado por vezes numa trindade com Avalokiteshvara e Vajrapani.

Manjusri é mencionado em muitos sutras do mahayana, particularmente o Sutra Prajnaparamita. O Sutra do Lótus lhe designa um paraíso chamado Vimala, o qual, de acordo com o Sutra Avatamsaka está localizado no leste. Sua consorte, em algumas tradições, é Saraswati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário