[Texto recebido por email, do Comitê do Mosteiro Benchen]
Como vocês sabem Kyabje Tenga Rinpoche deu entrada no hospital, na noite do dia 26 de março. No dia 28 as 5:30 p.m. Rimpoche expressivamente afirmou seu desejo de retornar ao monastério. Os doutores o aconselharam fortemente a não fazê-lo, em função da falta de acomodações adequadas e dizendo a Rimpoche francamente que não podiam garantir nada se a escolha dele fosse deixar o hospital. Entretanto, Rimpoche foi firme em sua decisão, o que foi confirmado por conselho do H. H. Karmapa logo após. Uma ambulância foi liberada e Rimpoche chegou ao monastério por volta das 7:00 p.m.
Previamente, enquanto no hospital, a situação de Rimpoche estava bastante insuportável. Ele sentia grande desconforto e tinha que ser movido a cada minuto. Também enquanto na clinica ele não podia dormir nem um minuto. A situação persistiu por um tempo uma vez que ele estava de volta no mosteiro até as 9:30p.m. ele solicitou a Tashi Özer e Sherab Wangchuk que pedisse para todo mundo sair. Por volta das 10:00 Rimpoche pediu especificamente que oito pessoas estivessem presentes: Tenpa Yarpel, Sherab Wangchuk, Jinpa Lodrö, Tashi Özer, Karma, Lama Geleg, Lama Tsöndrü e Söpa Chöpel. Quando eles chegaram encontraram Rimpoche dormindo pacificamente e ficaram quietos em sua presença até a meia noite.
Previamente, enquanto no hospital, a situação de Rimpoche estava bastante insuportável. Ele sentia grande desconforto e tinha que ser movido a cada minuto. Também enquanto na clinica ele não podia dormir nem um minuto. A situação persistiu por um tempo uma vez que ele estava de volta no mosteiro até as 9:30p.m. ele solicitou a Tashi Özer e Sherab Wangchuk que pedisse para todo mundo sair. Por volta das 10:00 Rimpoche pediu especificamente que oito pessoas estivessem presentes: Tenpa Yarpel, Sherab Wangchuk, Jinpa Lodrö, Tashi Özer, Karma, Lama Geleg, Lama Tsöndrü e Söpa Chöpel. Quando eles chegaram encontraram Rimpoche dormindo pacificamente e ficaram quietos em sua presença até a meia noite.
Quando Rimpoche despertou um pouco depois da meia noite, Sherab Wangchuk informou a ele da presença dos oito. Rimpoche foi ajudado a sentar e começou a falar seu ultimo desejo.
Solicitou varias vezes que suas palavras fossem registradas para que não houvesse erros mais tarde. Entre os desejos de Rimpoche um deles era referente a alguns objetos de ouro que ele havia recebido recentemente, que fossem colocados dentro da estatua grande de Maitreya no templo principal e também na finalização do topo do templo. Isto já foi feito.
Não foi imediatamente aparente, mas depois de um tempo, notou-se que Rimpoche não solicitava que o movessem mais. Pelo contrario ele sentou-se bem ereto e quieto e não parecia mais uma pessoa doente. Enquanto Rimpoche previamente sentia muitas náuseas, todo o desconforto se foi e parecia que ele não se sentia mal. Ocasionalmente ele pediu por água ou suco.
Depois de um tempo Tenpa Yarpel foi chamado novamente e Rimpoche deixou bem claro seu desejo de que seu corpo seja cremado. Sendo ainda mais especifico, Rimpoche ordenou que os quatro rituais de fogo para a cremação sejam conduzidos por nossos lamas e monges do Monastério de Benchen , Tsike Chokling Rinpoche, Chökyi Nyima Rinpoche e Tulku Yönten do monastério de Thrangu e seus respectivos monges. Solicitou varias vezes que suas palavras fossem registradas para que não houvesse erros mais tarde. Entre os desejos de Rimpoche um deles era referente a alguns objetos de ouro que ele havia recebido recentemente, que fossem colocados dentro da estatua grande de Maitreya no templo principal e também na finalização do topo do templo. Isto já foi feito.
Não foi imediatamente aparente, mas depois de um tempo, notou-se que Rimpoche não solicitava que o movessem mais. Pelo contrario ele sentou-se bem ereto e quieto e não parecia mais uma pessoa doente. Enquanto Rimpoche previamente sentia muitas náuseas, todo o desconforto se foi e parecia que ele não se sentia mal. Ocasionalmente ele pediu por água ou suco.
Novamente um pouco mais tarde, Sherab Wangchuk foi chamado e ordenado a estender as melhores aspirações a todos os seus alunos da Europa, Malásia, Singapura, Taiwan e Indonésia e especialmente a Senhora How Yok Bee, Mr. e Mrs. Peter e Nora Rohde-Kvaede e Mr. Tim Tashi Boldt e família.
Ainda novamente mais tarde Tenpa Yarpel foi chamado, Rimpoche expressamente afirmou que era seu desejo que Tenpa Yarpel ficasse como Tesoureiro, enquanto Tashi Ozer ficasse como tesoureiro Junior do Mosteiro Benchen. Isto foi escrito para ser assinado.
Por agora, a noite seguia e já o dia 29 de março. As 3:00 a.m. Rimpoche chamou sua sobrinha Karmo. Depois disso Tenpa Yarpel foi chamado novamente e Rimpoche solicitou que Sangyum Dechen, a esposa de Tsike Chokling Rinpoche fosse convidada para o dia seguinte e Rimpoche enfatizou novamente que queria que os melhores desejos fossem enviados a todos. As 6:00 a.m H.E. Sangye Nyenpa Rinpoche veio e ficou com Tenga Rimpoche até um pouco antes das 9:00 quando Sangyum Dechen chegou. Rimpoche tomou nota de sua chegada, mas não disse nada. Por volta das 9:30 a.m. ela solicitou a Rimpoche permissão para sair e se foi.
Depois disso Tashi Ozer pediu a Rimpoche como e quando se poderia começar a procurar pela próxima encarnação de Rimpoche. Tenga Rimpoche foi muito claro e explicito dizendo “Pergunte a H. H. Karmapa! Seu conselho será muito claro.”
Por mais de 28 horas, Rimpoche permaneceu sentado muito ereto e quieto e parecia em profunda meditação. À noite Tenpa Yarpel foi chamado novamente à presença de Rimpoche e solicitado a registrar suas palavras. Foi solicitado por Tenga Rimpoche que Sangye Nyenpa Rinpoche continue a tomar conta de todos os rituais do Mosteiro Benchen, danças e pujas, etc e que tudo continue de forma interrupta no futuro. Tenpa Yarpel então solicitou a que Kyabje Tenpa Rimpoche, por favor, retorne rapidamente, ao que Rimpoche sorriu e balançou a cabeça.
Por volta da 1:00 a.m Tenga Rimpoche mencionou que ele tinha visto claramente seus professores, o 11º Tai Situ Pema Wangchok Gyalpo, o antigo Sangye Nyenpa Rimpoche e o antigo Dilgo Khyentse Rimpoche e o 2º Jamgon Kongtrul Palden Khentse Ozer diante de si. Então, no inicio do dia 30 de Março, as 3:24 a.m hora local exata ele finalmente passou.
H.E. Sangye Nyenpa Rinpoche havia visitado sua habitação muitas vezes antes disso.
Este dia, o oitavo dia do segundo mês Tibetano é o dia sagrado da Salvadora Tara. Quando o momento finalmente veio, Sangye Nyenpa Rinpoche ofereceu as palavras do “Estado Esclarecedor de Thugdam” e as pronunciou diretamente dentro do ouvido de Tenga Rimpoche. De forma adequada, Tenga Rimpoche ajustou sua postura suavemente, colocou suas mãos no gesto de meditação e desde esse momento, entrou em estado profundo de meditação, conhecido como "Thugdam", um estado meditativo que grandes mestres realizados podem entrar depois que seus corpos tenham expirado. Logo depois disso, Sangye Nyenpa Rinpoche liderou a recitação das orações as Três Jóias e especificamente a “Chamada do Lama ao Longe” composta por Jamgön Kongtrul.
Desde então, o precioso conselho de H. H. the Karmapa foi recebido, para se manter o ambiente em volta de Kyabje Tenga Rinpoche em silencio e não permitir visitas ao Kudung, os restos preciosos, por três dias. Nós iremos agir exatamente como a orientação. Sobre o desejo expresso de Kyabje Tenga Rimpoche de ser cremado e por conselho de H. E. Sangye Nyenpa Rinpoche, a data da cremação foi estabelecida para 18 de Maio de 2012.
Com os melhores votos,
Comitê do Mosteiro Benchen
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